Montag, 2. Juni 2014

[BLABLABLA] A campanha "100 Days 100 Women" da Vichy

Olá Beauties!

Algumas de vocês devem se lembrar que há um tempinho atrás eu recebi uns produtos da Vichy pra testar, né?! (mostrei AQUI).

Dessa vez não foi através de nenhuma PR para o GLOW - eu ví um anúncio e me inscrevi num programa da marca, que estava procurando 100 mulheres (que moram na Suíça) para testar seus produtos durante 100 dias. O programa se chama 100 Days 100 Women.

Na inscrição (no site da Vichy Suíça) você preenchia um questionário com alguns dados pessoais (idade, tipo de pele, rotina diária, etc) e no final eles diziam quais seriam os produtos ideias para você.

Pra minha surpresa (e sorte?!) eu fui uma das 100 escolhidas e na metade de Abril eu recebi então 3 passos para os cuidados com a pele - um produto para a limpeza, um serum e um hidratante - 2 embalagens de cada para os 100 dias do programa.

Junto com os produtos veio ainda uma carta dizendo que o programa teria uma plataforma online, onde poderia diariamente relatar o que estava achando dos produtos e como a minha pele estava se comportando durante esses 100 dias.

Para dar uma incentivada, eles criaram também um ranking (para cada relato você ganha um ponto e cada foto são 2 pontos) e as participantes que mais participarem ^-^ ganharão prêmios no final do programa, que vão desde um SPA-WEEKENDClarasonic ou um ano de produtos da marca.

Lendo isso tudo vocês devem estar pensando: "WOW! Que super campanha publicitária!", né?!

Bom, foi isso que eu pensei. Eu já tinha achado a campanha da Garnier para o Miracle Skin Cream sensacional - vejam AQUI - e achei que essa da Vichy tinha superado!

MAS...

... como vocês podem ver no título do post, a TAG dele não é [REVIEW], mas sim [BLABLABLA], ou seja, o conteúdo desse post não é uma resenha, mas infelizmente um (grande!) desabafo!

Peço desculpas desde já pela choradeira, mas eu preciso deixar registrado aqui a minha decepção e indignação!

Continuando... (vou tentar resumir ao máximo, tá?!)

Eu logo comecei a usar os produtos e acessei a plataforma. Lá você pode escrever um texto de até 300 letras e anexar uma foto. (e está escrito bem claro UMA FOTO DE SEU ROSTO).

Os relatos (depois de uma "moderação") ficam online pra quer quiser ver (se vocês tiverem interesse e curiosidade, mesmo sendo em alemão, é só clicar AQUI).

No primeiro dia do programa foram 23 relatos (ou seja, apenas 23% das participantes!), no segundo caiu para 3, no terceiro foram 5 e assim foi...

Eu tinha decidido que iria postar pelo menos 2 vezes por semana - uma foto mostrando as minhas manchinhas (pigmentação) e outra mostrando as ruguinhas - e dessa maneira conseguiria através das fotos ver a "evolução" da minha pele e teria um bom material no final do programa pra fazer uma review bem legal aqui no blog.

Eu estava super animada, achando tudo muito legal e sempre que acessava a plataforma aproveitava pra dar uma olhadinha nos relatos das outras participantes... e percebi que algumas delas, que postam todos os dias, escreviam qualquer coisinha no texto e postavam uma foto repetida (e nem sempre uma foto do rosto, muitas vezes até fotos dos produtos) e isso foi me desanimando... eu ficava pensando "como isso passou pela moderação?!"...

Pra ajudar, os meus relatos e fotos demoravam para aparecer online! Um dia então eu escrevi no próprio relato uma notinha P.S. o meu relato e foto de ontem não apareceram, eu estou fazendo alguma coisa errada???

E pasmem: esse relato foi ao ar!!! Do jeitinho que escrevi (e está lá até hoje pra quem quiser ler!).

Eu achei uma verdadeira palhaçada e resolvi que não iria mais postar na plataforma, porque parecia que só eu estava levando o negócio a sério!

Mas aí no dia 22 de Maio eu recebo um email deles agradecendo pela participação e dizendo que eles estavam com dificuldades de carregar algumas fotos por causa do formato, etc... e eu ingenuamente (achando que esse havia sido um email pessoal e exclusivo para mim) resolvi responder, dizendo que na verdade eu tinha desistido de postar na plataforma (pelos motivos citados acima), mas que aquele email me fez mudar de ideia. Naquele dia mesmo eu fiz as fotos (para a comparação final) e postei.

E naquele mesmo dia eu recebo uma resposta (curta e grossa), dizendo que os meus posts não estavam aparecendo porque eu falava de outras marcas. ALÔÔÔ????


Primeiro: nessa altura do campeonato todos os meus relatos estavam online (inclusive o do P.S.)
Segundo: eu falei em um único post sobre outra marca - e esse está online! (claro!)
Terceiro: e o papo das outras participantes postarem a mesma foto repetidamente???

Apesar de estar explodindo por dentro, eu escrevi novamente (e educadamente) um email, tentando ser o mais clara possível, dando exemplos (com screen shots) citando inclusive alguns nomes. Eu ainda escrevi que tinha visto que outras pessoas também citaram outras marcas e que por isso não entendia a resposta que recebi.

E eu só fui receber uma resposta na semana passada, dessa vez não tão curta, mas ainda bem seca...
E entre outras coisas, a pessoa diz que não achou nenhum outro relato falando de outras marcas (me chamou de mentirosa!) e que "pra eles é claro que não temos resultados visíveis todos os dias, e que por esse motivo eles estavam aceitando fotos repetidas (dentro de um limite razoável)". ALÔÔÔ????

Uma das participantes postou a mesmíssima foto 16 VEZES (e hoje o programa completa 37 dias).

Eu acreditava que esse programa era "pra 100 mulheres mostrarem para o resto da Suíça o quão maravilhosos os produtos da Vichy são", mas pra mim foi uma grande decepção... me parece que o foco está nos prêmios e não em testar os produtos...

A minha última participação foi no dia 30 (e a minha posição no ranking era oitava).

Só pra encerrar: os produtos da Vichy são muito bons. Eu usei outros produtos da marca por muito tempo (antes de ter o blog) e a minha mãe e irmãs usam até hoje. A minha crítica é ao programa e ao atendimento! E mais uma vez eu digo - não basta ter qualidade e bom preço, o atendimento faz toda a diferença na decisão de compra!

Eu vou usar esses produtos até acabarem, mas não irei fazer resenhas deles aqui no blog.
E não penso em voltar a comprar algum outro produto da marca tão cedo...

Pra quem conseguiu ler o post até o final - MUITO OBRIGADA! =)
Adoraria saber a sua opinião sobre o assunto!

Tenham um ótimo dia e até a próxima...

20 Kommentare:

  1. Caramba Lica... q falta de respeito com quem participa achando q a coisa é séria. Uma empresa desse porte da Vicky se prestar a um papelão desses ??

    Kct, se é pra fazer q faça as coisas direito e q coloquem gente capacitada por trás, pra monitorar o projeto.

    Olha, juro q fui me revoltando cada vez mais conforme ia lendo teu relato. Realemente, é pra nunca mais dar credito pra eles viu. Tenha dó. Revoltante !! ¬¬

    | O Blog Que Não é Blog |

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Pois é, Anna... eu fiquei bastante chateada... =(
      Beijo grande, querida.

      Löschen
  2. Nossa! realmente tem pessoas que não levaram a serio, e voce que queria não rolou, muito chata essa situação

    Espero que eles modifiquem o modo do projeto

    http://www.winxmake.com/

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Oi Thati.
      Muito chata mesmo.
      Beijo grande, querida.

      Löschen
  3. Puxa amiga! Fiquei triste em saber do descaso e a falta de respeito com o projeto, participantes e consumidores! !!!!
    E isso nos deixa com uma mágoa da Marca mesmo sendo boa! Sabe que tenho isso com a Beauty Color né? Acabo não dando mais a devida a atenção para os produtos da marca!
    Adorei q vc tenha dividido isso com a gente é espero que os responsáveis pelo projeto dêem uma voltinha por aqui!
    Super beijo!

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Oi Juli!
      Você sabe como eu estava animada com esse projeto, né amiga?!
      Infelizmente eu tenho certeza que não irão dar uma voltinha por aqui... se eles não leem nem o que está sendo na própria página deles, você acha que se darão o trabalho de vir até aqui (e ainda traduzir)?!
      Beijo grande, amiga.

      Löschen
  4. É muito chato mesmo quando uma marca não leva as coisas a serio, e eu sei que a marca é excelente mais estou achando que faltou um treinamento pros funcionários né
    Beijos
    http://segredosdacahlima.blogspot.com.br/

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Oi Cah!
      Concordo com você.
      Beijo grande, querida.

      Löschen
  5. Uau...
    Fiquei surpresa com o seu desabafo.
    Como você mesma disse, "não basta a marca ter bons produtos", bom atendimento é fundamental.
    Essa ação de marketing deveria ter sido um sucesso, mas por má administração, foi um fiasco. Uma pena!
    Que bom que compartilhou essa experiência com a gente!
    Beijos :-)

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Oi Ma!
      Uma pena mesmo... e sei que esse meu desabafo não vai mudar muita coisa, mas tinha que compartilhar com quem me acompanha (e talvez estivesse esperando a resenha dos produtos).
      Beijo grande, amiga.
      Obrigada pela visita! =)

      Löschen
  6. Os produtos da Vicky são super top.
    big beijos

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Oi Lulu!
      Obrigada pela visita e por ter lido direitinho o conteúdo do meu post.
      Beijo grande.

      Löschen
  7. Nossa, isso é falta de respeito, eles não deram valor a quem realmente estava fazendo bem. Uma pena.
    Beijos

    http://diadespa.blogspot.com.br/

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Oi Paula!
      Eu achei uma falta de respeito imensa. Tentei expor isso para eles, mas não fui levada a sério...
      Uma pena mesmo...
      Beijo grande, querida.

      Löschen
  8. Concordo plenamente com vc amiga, atendimento bom é fundamental!
    Bjs
    janamakesesmaltesecia.blogspot.com.br

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Oi Jana!
      Eu não esperava isso da marca... uma decepção!
      Beijo grande, amiga.

      Löschen
  9. Antworten
    1. Oi Amanda.
      Mega chato! =(
      Beijo grande, querida.

      Löschen
  10. Nossa que horror né, e ainda é a gente que faz um favor para eles de estar divulgando o produto e o atendimento é péssimo!!!!!! Assim não dá.
    Eu gosto dos produtos dessa marca, mais depois disso, chega a ser revoltante.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Oi Pri!
      Pois é. Eu fiquei muito chateada e indignada com toda a situação.
      Beijo grande, linda.

      Löschen

O seu comentário é super importante para mim!
Obrigada por participar!
Beijo grande! ;-*